Uso racional da água
Medição individualizada é benefício para condomínio
Medição individualizada de água traz economia para condomínios
Além de tornar pagamento mais justo ao morador, existem sistemas de monitoramento Wifi com APP Android
A medição individualizada de água virou lei. A nova regra de sustentabilidade ambiental vale apenas para residentes em condomínios novos, conforme a Lei Federal 13.312 sancionada em 12 de julho de 2016, e entra em vigor em 2021.
Na maioria dos condomínios o consumo de água é coletivo e representa cerca de 15% dos gastos, segundo pesquisa no site Valor Econômico. O pagamento deste custo acaba sendo rateado entre todos os moradores, tornando impossível saber quem gastou mais e quem economizou no final do mês.
Conhecer seu próprio consumo e pagar sua conta individualmente é fundamental para quem busca evitar desperdícios de água. A medição pode ser feita manualmente com a entrada de um leiturista no condomínio, ou utilizando recursos tecnológicos já existentes no mercado como o sistema de Medição Individualizada Wifi.
Esta nova tecnologia permite a leitura em tempo real do hidrômetro de forma 100% automática, e o morador vê seus dados de consumo pelo computador ou APP mobile de maneira fácil e segura.
A Medição Individualizada Wifi traz mais praticidade inclusive ao administrador do condomínio, pois o sistema cria gráficos e relatórios do uso, e sempre que houver consumo excessivo em algum dos apartamentos ou ainda nível baixo no reservatório de água, o sistema Wifi envia alertas no celular do administrador, possibilitando a solução do problema antes que falte água para os moradores.
Quem mora em condomínio garante que a mudança vem para melhorar.
"Gostei muito do sistema Wifi, porque além do pagamento ser mais justo, sei o quanto estou gastando, ou se existe algum vazamento no apartamento pelo meu computador," comenta Davi Nunes, morador de um condomínio em Recife.
De acordo com o diretor superintendente da APSA, Leonardo Schneider, a Medição Individualizada pode chegar a uma economia de 30 a 60% no condomínio, e em muitos casos o investimento é pago em dois ou três meses por causa da redução na conta de água.
Fonte: www.terra.com.br