Vazamento de gás: como identificar, o que fazer e cuidados a serem tomados
O vazamento de gás é coisa séria, podendo causar danos estruturais e também à saúde e vida do morador. Por isso, é importante se prevenir e ficar atento a indícios, desde o mais óbvio, que é o cheiro de gás, até mal-estar e aumento na conta mensal
O vazamento de gás pode ser rapidamente percebido pelo seu cheiro característico e também pela checagem de equipamentos, como o fogão, mangueiras e conectores. As tubulações são mais complicadas, sendo necessário um técnico especializado.
Atualmente, é muito comum condomínios contarem com uma instalação de gás segura, onde não há contato com o recipiente que o armazena. A distribuição acaba sendo feita por meio de tubulações de ferro galvanizado ou, preferencialmente, de cobre.
Pode ser GN (Gás Natural), com distribuição feita diretamente pela concessionária às unidades, como pode ser uma central de GLP (Gás Liquefeito de Petróleo), geralmente localizada no térreo da edificação.
É consideravelmente mais fácil resolver o problema em casas ou apartamentos nos quais ainda se é utilizado o botijão de gás com capacidade de 13kg.
Em locais com sistema de gás encanado, onde toda a estrutura já costuma ser instalada durante a própria construção do imóvel, haverá um pouco mais dificuldade, mas ainda assim, é totalmente possível prevenir seu vazamento.
Veja o que fazer em caso de vazamento de gás e como se prevenir!
Como saber se há vazamento de gás?
O primeiro alerta é, sem dúvidas, o cheiro de enxofre. O gás de cozinha em si não possui cheiro e a inserção desse odor artificial serve justamente para facilitar a identificação de vazamento.
O mais simples e fácil é verificar o fogão: pode ser que a chama se apagou (ou nem foi acesa) e a “boca” continua aberta.
Todavia, há outras formas de identificar o vazamento de gás na tubulação, como um método caseiro simples e eficaz para ajudar nesse processo.
Para isso, você deve misturar um pouco de detergente e água para, em seguida, espalhar no cano responsável pela transmissão do gás ao fogão. Feito isso, abra o registro com cuidado e repare se surgem bolhas no cano. Caso elas apareçam, troque a peça defeituosa.
Se ainda assim não encontrar nada, o mais indicado é chamar um especialista para verificar qual o motivo do vazamento.
Além dos sinais físicos, como náuseas ou vômitos ao entrar na cozinha, também deve-se ficar atento à sua conta de gás. Se houve um aumento significativo no valor, pode ser um sinal de que está ocorrendo um vazamento e você ainda não percebeu.
Jamais ignore um possível vazamento de gás. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre a explosão é a maior das consequências.
Além de poder resultar em problemas mais sérios, a inalação de gás também pode ser responsável por agravar problemas respiratórios, além de causar envenenamentos, confusão mental e, em altas exposições, arritmia cardíaca.
Por isso, comunique imediatamente ao zelador e/ou síndico para que apoiem na verificação desse vazamento e tomem as providências cabíveis no que diz respeito às instalações do condomínio.
O que fazer se tiver vazamento de gás?
Existem botijões que já vêm com defeitos de fábrica. Em geral, podem apresentar problemas na rosca de vedação, o que facilita o vazamento. Caso perceba que seu botijão está com gás vazando na rosca, é recomendável levá-lo ao estabelecimento onde você o adquiriu e solicitar a troca.
Se o seu método de distribuição de gás é por meio de botijão, o primeiro passo é verificar se o vazamento não está ocorrendo entre esse recipiente e o registro. Após fazer a verificação, feche o registro, abra todas as janelas e remova o botijão, alocando-o em uma área mais aberta, segura e com alta ventilação.
Caso a distribuição seja por tubulação, feche o registro e abra imediatamente as janelas, mantendo o ambiente o mais arejado possível. Em ambos os casos, é aconselhável não permanecer no local onde ocorreu o vazamento de gás.
Acione a concessionária e comunique o zelador e/ou síndico para ajudarem na solução do problema, que pode ter relação com a instalação de gás do condomínio.
É normal vazar um pouco de gás?
Alguém já deve ter falado para você que vazar um pouquinho de gás é normal ao ligar o fogão, mas não é verdade.
Sendo assim, se perceber cheiro de gás, deve-se prontamente prestar atenção e buscar identificar de onde vem o odor. Esse problema deve ser solucionado assim que você notar a possibilidade de vazamento de gás, assim, você previne riscos sérios à saúde e à vida da sua família.
Algumas vistorias periódicas e a visita de um profissional para instalar corretamente um botijão de gás ou a mangueira e os conectores, em caso de gás encanado, são algumas medidas que podem te ajudar a se precaver ainda mais.
Lembre-se: é responsabilidade do condômino pela conservação, manutenção e uso correto dos equipamentos dentro da sua unidade.
Qual a possibilidade de o botijão de gás explodir?
O botijão de gás, em si, não explode. A explosão por vazamento de gás geralmente ocorre por má instalação, ou ainda quando o cilindro utilizado não é verificado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO).
Portanto, sempre preste atenção na procedência do botijão que você adquiriu e realize a troca caso perceba que não é autorizado pelo INMETRO.
Outra possibilidade de explosão é, ao não identificar um vazamento, algum residente acabar acendendo uma lâmpada ou conectando um cabo na tomada. Isso não é raro de acontecer, já que nem sempre percebemos e, sendo assim, não vemos problema em ligar a luz ou eletrodomésticos.
Você deve prestar muita atenção em relação a isso, pois o perigo de produzir alguma fonte de calor ou permitir que o gás de cozinha entre em contato com energia elétrica pode causar uma explosão séria.
Apartamentos com gás encanado
Para quem mora em edifícios, outro detalhe para prestar atenção é o material dos canos de gás. Prédios mais antigos costumam utilizar sistema de canos de ferro galvanizados. Já em estruturas mais novas, é utilizado o aço carbono ou cobre, por serem mais resistentes
Se seu condomínio utiliza gás encanado em todo o local, você pode cobrar vistorias ao seu síndico. Em caso de vazamento de gás, ele saberá quem chamar.
Entre as opções, estão acionar a concessionária ou empresa que fornece para a central GLP.
Outro opção é acionar a empresa ou profissional responsável pela manutenção do sistema, que irá analisar se existem falhas a serem corrigidas.
Cuidados e responsabilidades do morador
Cada apartamento possui sua instalação de gás própria, o que torna o morador responsável pela contratação de vistorias internamente.
Além disso, o morador deve ser cuidadoso na compra e instalação de seus aparelhos a gás. Eles só devem ser instalados por profissional qualificado, seja fogão, seja aquecedor de água ou qualquer outro. Esses profissionais devem seguir normas vigentes da concessionária, ABNT, Corpo de Bombeiros e leis.
Em suma, mantendo a manutenção em dia e fazendo as análises necessárias no botijão ou encanamento, todos os condôminos se mantêm em segurança e os riscos, desde os mais leves até os mais preocupantes, serão minimizados.
Se você desconfia de vazamentos de gás na sua unidade, consulte o nosso Guia completo sobre Instalação de Gás!
Conteúdo SíndicoNet.