Vida de síndico
Com 149 lotes e cerca de 350 moradores, o Condomínio Residencial Jardins da Aldeia, em Manilha, Itaboraí, que no passado já foi um grande sítio de plantação de laranjas, hoje possui uma grande área de preservação ambiental, o que tem trazido grande satisfação à síndica, Ilca Linhares, 54, responsável por obras de valorização dos imóveis.
Início - “Eu fui a segunda moradora a chegar aqui e por isso conheço todos os moradores. Me tornei síndica pela primeira vez quando assumi interinamente, a pedido dos moradores, porque o síndico anterior quis sair. Com isso acabei ficando dois anos e meio, depois veio um outro síndico, que também saiu e eu acabei voltando, novamente a pedido dos moradores”, conta.
Obras - “Estou há quase quatro anos como síndica e nesse período construí um parquinho para as crianças menores, que antes não tinham lugar para brincar. Atualmente estamos reformando os salões de festas e de jogos do condomínio, que inclui também a construção de duas churrasqueiras e melhorias nos banheiros. Na minha administração, as ruas foram nomeadas, antes eram só lotes, e como aqui é o Jardins da Aldeia, todas as vias receberam nomes de flores. Também tenho a previsão de construir uma quadra poliesportiva”, revela.
Convivência - “Aqui é um lugar muito tranqüilo, muitas das casas são de veraneio, e os moradores só vêm nos fins de semana e feriados. Cada um respeitando o espaço do outro deixa a convivência ótima. De modo geral, os moradores são muito mais que vizinhos, são amigos. Moro aqui há nove anos e não me vejo em outro lugar. Além disso, os moradores também têm ótimo relacionamento com os funcionários”, afirma.
Desafios - “Faço de tudo para resolver as coisas conversando com o morador, mas um dos maiores desafios é quando há a necessidade de acordos judiciais”, explica.
Inadimplência - “Logo que assumi, contratei uma administradora de condomínios para cuidar das contas e folhas de pagamentos. Naquela época havia muita inadimplência. Hoje em dia já aumentou muito o número de pagantes, já foram feitas muitas melhorias, mas se os condôminos mantivessem em dia a taxa, daria para fazer muito mais coisas”, conclui.
Fonte: http://www.osaogoncalo.com.br
Matérias recomendadas