Violência animal
Gato é baleado por chumbinho em condomínio em Goiânia
Gato é atingido por tiro de chumbinho em condomínio de luxo, em Goiânia
Dona do animal conta que bala perfurou o pulmão do felino, que está internado em estado grave. Ela está revoltada com a situação e tenta identificar o atirador.
Um gato foi atingido por um tiro de chumbinho em um condomínio de luxo, em Goiânia. Dona do animal, a estudante Carolina de Sousa Martins, de 30 anos, está revoltada com a situação e afirma que o quadro do felino, chamado Tom, é grave.
“A pessoa que faz isso não tem princípios, não tem caráter e o menor respeito à vida. Penso que uma pessoa capaz de fazer uma maldade dessas, de forma gratuita, pode fazer qualquer coisa”, disse a estudante.
Em nota, a administração do Condomínio Aldeia do Vale informou que tomou conhecimento do fato na segunda-feira (17) e está tomando todas as providências cabíveis para a identificação do autor do disparo que atingiu o animal. Disse ainda que, em câmeras de segurança localizadas nas áreas comuns do condomínio não foi possível identificar o felino, levando a crer que o animal possa ter sido atingido nas dependências de outra residência.
"A SAALVA [Associação dos Amigos do Aldeia do Vale] esclarece que, não é conivente e repudia os maus-tratos aos animais. Salienta que possui projeto em parceria com clínica veterinária para apoio e suporte aos animais abandonados encontrados na redondeza, com canil e gatil, onde os animais são tratados e encaminhados para doação, sendo inclusive os gatos castrados a dispêndio do residencial para a posterior adoção", diz a nota.
O condomínio ressaltou ainda que trata-se de um condomínio ecológico, que preza para a manutenção da fauna e flora, "estando inclusive disposto em seu Regimento Interno o repúdio e a imposição de penalidade sobre os atos de violência de seus associados contra animais nas dependências do Residencial".
Carolina encontrou o gato machucado por volta das 23h30 de sábado (15), após chamá-lo para comer.
“Vi que estava com muita dificuldade para respirar, gemendo de dor, que a boca estava suja de vômito”, relata a jovem.
Segundo a estudante, ela e a mãe levaram o felino para o veterinário, onde descobriu o ferimento por chumbinho. “A gente não viu que tinha sangue porque ele é muito peludo. Levamos para a veterinária e, durante o exame, ela sentiu a ferida, viu que era perfeitamente circular, desconfiou que fosse bala de chumbinho e o exame de raio-x constatou”, conta a estudante.
De acordo com Carolina, a bala perfurou o pulmão de Tom e precisa ser retirada. No entanto, é necessário que o quadro clínico do gato seja estabilizado para que possa ser operado.
Autor do tiro
Moradora do condomínio Aldeia do Vale, a estudante acredita que atiraram contra o gato nas proximidades da casa dela porque, como o animal estava muito debilitado, ele não daria conta de andar por uma longa distância. Na rua da residência não há câmeras de segurança.
Carolina afirma que irá na segunda-feira (17) à Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema) para que o caso seja investigado. Conforme a moradora, não é a primeira vez que machucam animais no condomínio.
“Não deixarei passar em branco. É absurdo um condomínio que se diz ecológico, que vende essa ideia, ser conivente com essas atrocidades”, declarou.
Fonte: https://g1.globo.com