Jiboia de 2,5 metros se esconde em jardim de condomínio em São Carlos
Cobra foi encontrada por moradores que acionaram o Corpo de Bombeiros.Animal foi capturado e encaminhado a uma área perto do Parque Ecológico.
Uma jiboia de aproximadamente dois metros e meio foi encontrada no jardim de um condomínio de São Carlos (SP), no domingo (2). A cobra estava escondida atrás de algumas plantas e foi vista por moradores, que chamaram os bombeiros.
O condomínio fica às margens do córrego Santa Maria, localizado entre os bairros Santa Paula e Jardim Hikare. O animal foi capturado pelos bombeiros e solto próximo ao Parque Ecológico. Ninguém ficou ferido.
Segundo orientação do Corpo de Bombeiros, ao se deparar com o animal, é importante manter distância e procurar ajuda. Independentemente de ela ser peçonhenta ou não, a primeira recomendação é não tocá-la e nem se aproximar tanto, porque a distância do bote se dá em torno de um terço do tamanho dela. Uma cobra de um metro, por exemplo, pode dar um bote de até 30 centímetros. Outra de um metro e meio pode chegar à distância entre 45 centímetros e meio metro.
Região
No início do mês, uma jiboia de aproximadamente um metro e meio foi morta a pedradas por turistas que estavam na Represa do Broa, em Itirapina (SP). Segundo Welisson Alves, um dos salva-vidas que trabalham no local, três pessoas atiraram as pedras na cobra que estava próxima ao calçadão. De acordo com Alves, a jiboia foi recolhida por ele e outros colegas e colocada dentro de uma caixa.
Segundo o corpo de bombeiros, a atitude dos agressores não foi correta, já que elas são importantes para manter o equilíbrio do planeta. Eles poderiam responder por maus-tratos caso houvesse uma denúncia, segundo a Polícia Ambiental.
Fonte: http://g1.globo.com
Matérias recomendadas