5 passos para levar a transformação digital para administradoras
A tecnologia revolucionou a forma como as pessoas trabalham e se comunicam. As empresas estão investindo cada vez mais em recursos tecnológicos para otimizar seus processos. Esse quadro não poderia ser diferente para as administradoras de condomínios
Administrar um condomínio, seja ele comercial ou residencial, exige muito trabalho. Sendo assim, é importante que as administradoras possam contar com ferramentas tecnológicas para facilitar os processos.
Além de facilitar a gestão do dia a dia do condomínio, as ferramentas tecnológicas também otimizam a comunicação entre o síndico e os moradores e entre os síndicos e os funcionários.
A tecnologia também ajuda a aumentar a segurança do condomínio. Por isso, é importante que as administradoras estejam atentas aos novos recursos tecnológicos.
Continue lendo este texto para descobrir como levar a transformação digital para administradoras e como isso pode facilitar a administração do condomínio.
O que é a transformação digital para administradoras?
A transformação digital para administradoras se refere ao processo de adoção de ferramentas tecnológicas para modernizar e auxiliar a gestão de um condomínio.
Há diversas plataformas digitais que podem ajudar as administradoras a desempenharem as suas funções de uma forma mais fácil, rápida e efetiva, como facilitar a gestão dos funcionários e tornar a cobrança dos condôminos inadimplentes mais eficaz.
Quais são os benefícios da transformação digital para administradoras?
A transformação tecnológica atingiu todas as empresas, e não poderia ser diferente com as administradoras.
As empresas que não investiram em inovação e tecnologia acabaram perdendo mercado ao longo dos anos, já que surgiram outras empresas que priorizaram o digital e criaram produtos e serviços melhores.
Sendo assim, se as administradoras querem continuar competitivas e prestando um bom serviço para os seus clientes, elas precisam investir em ferramentas digitais. Os principais benefícios da transformação tecnológica para administradoras são:
-
Tornar os processos de gestão mais eficientes;
-
Melhorar a comunicação com os moradores e com os funcionários do condomínio;
-
Reunir em um só lugar as principais informações que precisam estar à disposição do síndico;
-
Tornar os condomínios mais seguros;
-
Diminuir a inadimplência;
-
Reduzir os gastos da administradora.
Como implementar as novas tecnologias?
Antes de começar a implantar novas tecnologias, a administradora precisa verificar quais são as maiores necessidades dos seus clientes e começar a pesquisar ferramentas tecnológicas que resolvam esses problemas.
Há vários aplicativos no mercado que podem facilitar a administração de um condomínio, como aplicativos de comunicação, de cobrança e de gestão de funcionários.
Sendo assim, as administradoras precisam analisar cada uma dessas ferramentas para verificar qual delas atende melhor às necessidades de cada condomínio que é seu cliente.
Além disso, dependendo do condomínio e do nível de conhecimento tecnológico do síndico e dos moradores, pode ser necessário oferecer um treinamento para que eles possam entender como usar da maneira correta essas plataformas.
Em casos de implantação de um aplicativo para facilitar a comunicação entre a administração e os condôminos, vale a pena enviar um tutorial para cada unidade residencial ensinando como usar aquela ferramenta.
Contudo, mesmo com a implantação de novas tecnologias, a administradora não pode acabar com as formas de cobrança e de comunicação antigas, já que nem todos os moradores vão conseguir se adaptar às novas tecnologias.
5 formas de transformar digitalmente as administradoras
Agora que você já sabe quais são os benefícios que a transformação digital pode trazer para as administradoras, descubra quais plataformas podem facilitar a gestão dos condomínios:
-
Assembleias on-line
Existem inúmeras plataformas digitais que permitem a realização de assembleias de condomínio on-line, muito usadas durante a pandemia, quando as pessoas precisaram ficar mais em casa. Alguns dos apps mais famosos que podem ser usados para isso são o Zoom, o Google Meet e o Skype. Fora os desenvolvidos especificamente para administradoras, com integração aos seus sistemas.
A modalidade ganhou ainda mais impulso com a segurança jurídica trazida com a Lei 14.309, publicada em março de 2022, que permite a realização de assembleias e votações em condomínios de forma eletrônica ou virtual.
Para as administradoras, a adoção da assembleia virtual traz inúmeras vantagens, como a dispensa de deslocamento de sua equipe até o condomínio, redução no número de horas extras de funcionários, otimização do tempo da equipe que era perdido na logística, e um ambiente mais confortável para conduzir a reunião, diretamente de seu escritório ou home office.
Além disso, esse tipo de ferramenta possibilita maior adesão de proprietários à reunião, já que eles não precisam estar fisicamente no condomínio para participarem da assembleia.
Sendo assim, é mais fácil também conseguir quóruns para determinados assuntos e votos nas propostas dos síndicos, tornando as decisões mais democráticas e viáveis.
Ou seja, administradoras com uma boa plataforma de assembleia virtual também são mais bem vistas pelos clientes, pela modernidade e praticidade oferecida em seus serviços.
-
Cotações inteligentes
Um outro passo rumo à transformação digital das administradoras é a adoção de plataformas de cotações inteligentes de produtos e serviços para condomínios, como o CoteiBem, do SíndicoNet.
Uma das maiores dores das administradoras é fazer a gestão do processo de cotação, que implica em selecionar fornecedores qualificados, distribuir a cotação, cobrar retorno, equalizar propostas, aprovar com o síndico e então contratar - tudo de forma transparente para anexar à prestação de contas.
Com uma plataforma digital de cotações, a administradora consegue centralizar todas as suas cotações de diferentes clientes, e conduzir o processo de forma dinâmica, rápida e prática, otimizando o tempo da equipe.
-
Apps de comunicação
Quando falamos em aplicativos de comunicação logo pensamos no WhatsApp, apesar dele ser muito útil, pode não ser a melhor opção para os condomínios.
Isso porque a maioria dos síndicos costuma formar um grupo no WhatsApp com todos os moradores, o que pode gerar brigas ou fazer com que aquele canal de comunicação seja usado para outros fins — que não divulgar informações referentes ao condomínio.
Alguns aplicativos foram criados pensando nas necessidades do condomínio e facilitam muito mais a comunicação entre os moradores e a administração. Eles possuem funcionalidades como o envio de avisos, o que permite que todos os condôminos sejam notificados ao mesmo tempo sobre algum assunto relevante de forma segura e sem causar desconforto ou violação de privacidade.
-
Ferramentas de armazenamento em nuvem
Há diversas ferramentas digitais que disponibilizam o serviço de armazenar documentos em nuvem. Essa tecnologia facilita muito a gestão, já que administradora e síndico do condomínio poderão ter acesso a documentos e dados importantes de qualquer lugar e a qualquer hora.
Além disso, essas tecnologias facilitam o compartilhamento de informações importantes com membros do conselho e até mesmo com os moradores.
Outros benefícios de armazenar os documentos do condomínio na nuvem são: economia de dinheiro, sustentabilidade e otimização de seus espaços físicos.
Isso porque o armazenamento em nuvem dispensa o condomínio de reservar um espaço físico só para guardar papéis e documentos, podendo destiná-lo para outros fins, e elimina impressões em papel.
Algumas das ferramentas de nuvem mais usadas atualmente são o Google Drive, o Onedrive e o Dropbox.
-
Ferramentas que possibilitam novas formas de pagamento
Já existem várias ferramentas digitais que facilitam a administração das finanças de um condomínio.
Algumas plataformas, e até mesmo alguns aplicativos de bancos, permitem que a administração emita e envie boletos para os condôminos e também cobre os moradores que estão inadimplentes.
Além disso, algumas plataformas de pagamento digitais também permitem que a administradora envie um link para o morador pagar a taxa do condomínio com o cartão de crédito.
Com essas ferramentas, a gestão financeira de um condomínio e a cobrança de condôminos inadimplentes fica muito mais fácil e rápida.
São diversas as atividades do dia a dia de uma administradora, e a tecnologia pode agregar muito no aumento da produtividade e diminuição da burocracia entre os envolvidos.
Se você quer saber mais sobre como otimizar o tempo da sua equipe e torná-la ainda mais produtiva, não deixe de ler nosso conteúdo sobre o tema!
Conteúdo SíndicoNet