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Precificação para administradoras de condomínio: o que considerar na hora de atribuir valor ao serviço

A precificação é o valor dos serviços realizados por uma empresa que considera os custos para realizar as atividades e investimentos necessários. A precificação para administradoras de condomínio é variável e deve ser definida conforme as funções exigidas para gerenciar o empreendimento

26/08/22 08:04 - Atualizado há 2 anos
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Miniatura de casa em cima de uma calculadora de mesa.

Uma das tarefas mais desafiadoras de uma administradora de condomínio é precificar o valor dos seus serviços.

Isso ocorre porque os valores não são fixos e para alguns serviços, há uma incerteza sobre como quantificar adequadamente. Nesse sentido, trouxemos essa matéria para sanar as suas dúvidas sobre a precificação para administradoras de condomínio.

Descubra todo o potencial da sua empresa e aumente o valor dos serviços prestados.

Condomínios com demanda maior da administradora

A administradora de condomínios funciona por meio da organização e controle de questões administrativas, jurídicas, contábeis e de recursos humanos.

O objetivo da empresa é gerenciar as diversas atividades do condomínio. Sendo assim, a parceria com o síndico é fundamental para o sucesso da gestão.

Diariamente, uma administradora de condomínios lida com questões administrativas, como: receitas e despesas do condomínio, prestação de contas, identificação de problemas, limpeza e manutenção dos espaços, etc.

Embora exerça inúmeras funções, cabe esclarecer que a empresa não toma decisões. Ela apenas identifica problemas e se comunica com o síndico.

No entanto, há casos em que o contrato exige que a administradora tome a frente de muitas providências. Nesse caso, a precificação do serviço é maior.

Já os serviços eventuais especiais, são atividades não previstas no contrato, portanto, não fazem parte das atribuições principais da administradora.

No entanto, se forem necessárias, a empresa prestará o serviço normalmente acrescido de cobranças à parte.

Quais os principais serviços oferecidos por uma administradora de condomínios?

Toda a parte burocrática e de serviços é gerenciada pela administradora de condomínios. As atividades envolvem contato direto com os moradores, solução de problemas e organização do ambiente.

Entre os serviços prestados, estão:

  • Auxílio na contratação de funcionários;
  • Contabilidade e prestação de contas;
  • Controle da folha de pagamento;
  • Pagamento de contas;
  • Fiscalização e produção de relatórios mensais;
  • Organização de assembleias com os moradores e interessados;
  • Atendimento personalizado aos clientes;
  • Gestão de contratos;
  • Emissão de cobranças amigáveis e judiciais;
  • Entre muitas outras

Além das atividades mais básicas, como as listadas acima, a administradora ainda pode oferecer serviços mais exclusivos, como facilities, gestão de áreas de lazer de condomínios-clube, assembleia virtual e aplicativo, que possuem diferenciais na administração, com maior valor agregado.

O que é precificação para administradoras?

A precificação é o valor dos serviços ofertados por uma empresa. No entanto, sabemos que definir ou alterar preços não é uma tarefa fácil. No caso da precificação para administradoras de condomínio, os custos são variáveis.

Dependem do tipo de contrato estabelecido e da quantidade de atividades oferecidas pela empresa.

No momento de estabelecer valores, considere questões como:

  • Número de unidades no condomínio;
  • Tamanho e estrutura;
  • Localização;
  • Quantidade de colaboradores;
  • Necessidade de mais contratações;
  • Investimento em tecnologia e segurança.

Ao avaliar esses pontos, a administradora pode precificar os serviços segundo as demandas exigidas pelo empreendimento imobiliário. Afinal, são grandes responsabilidades e altos investimentos no controle e gerenciamento desses espaços.

Como precificar os serviços oferecidos pela administradora de condomínios?

O preço deve ser equivalente ao valor do serviço prestado. Ofereça diferenciais como:

  • Tecnologia no controle e gerenciamento do empreendimento;
  • Pacotes especiais de serviços;
  • Atividades e produtos completos para o cliente e suas necessidades.

Qual caminho seguir? Crie planos e determine o preço segundo os serviços executados. Comece com planos básicos, intermediários e avançados.

Planos básicos

São pacotes de serviços mais simples que envolvem as principais funções exercidas pela administradora, como controle de folha de pagamento, contratação de funcionários e distribuição de funções, limpeza do ambiente, entre outros.

Esse plano chama a atenção, mas não oferece mais do que o comum. É nesse sentido que entra o plano alvo ou intermediário.

Plano alvo ou intermediário

O plano alvo deve ser pensado para agregar os serviços básicos e essenciais. Nesse caso, a precificação para administradoras é maior e a qualidade do trabalho oferecido também.

A união do básico com um diferencial a mais, como investimento em tecnologia para aumentar a segurança, atrai potenciais clientes. Além de agregar valor, esse plano, quando bem estruturado, traz mais adesão.

Plano upsell ou avançado

É um pacote de serviços super completo. Oferece desde os serviços básicos às atividades mais diferenciadas. O valor da precificação é mais elevado. A adesão é menor, mas gera mais receitas.

Para quem deseja atendimento de qualidade, os planos mais completos serão mais bem avaliados no momento da contratação.

Em qualquer um dos planos, ofereça valor

Valorize a sua empresa. Reforce a ideia de que não são custos e, sim, investimentos para uma melhor gestão dos condomínios. Com pouca receita, apenas os serviços básicos serão ofertados e os moradores não terão a possibilidade de desfrutar dos melhores benefícios.

Outros fatores que ajudam na precificação para administradoras são:

  • Mapear os preços da concorrência;
  • Verificar os serviços prestados;
  • Custos de operação;
  • Novas tecnologias;
  • Posição da administradora no mercado;
  • O modelo de vendas adotado.

Além disso, é preciso trabalhar com questionamentos como:

  • Aumentar a precificação vai diminuir as vendas?
  • Se o preço diminuir, a empresa terá mais clientes?
  • Quais são os clientes que podem pagar mais?
  • Como posso oferecer serviços mais efetivos?

Para criar a melhor precificação, é necessário conhecer os principais serviços oferecidos por uma administradora de condomínios.

Assim, é possível montar uma esteira de serviços básicos e incluir inovações tecnológicas para contribuir no gerenciamento de empreendimentos imobiliários.

Agora que você já sabe como aplicar a precificação dos serviços da sua administradora, conte com o SíndicoNet para tirar dúvidas do dia a dia da administração e reimagine o seu papel dentro do condomínio!

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