IoT em condomínio: como tornar prédios mais inteligentes
O uso da Internet das Coisas em condomínios garante a segurança e a inteligência no gerenciamento dos serviços. Para oferecer bem-estar aos clientes, a IoT em condomínio deve otimizar os processos e facilitar o trabalho do síndico e da administradora
A IoT (Internet of Things — Internet das Coisas) está presente no dia a dia das pessoas executando atividades sem a interferência humana de forma 100% online. Essa tecnologia pode ser aplicada em diversos segmentos, inclusive nos condomínios.
Esses empreendimentos podem se beneficiar dessas inovações e tornar a gestão mais inteligente, trazendo bem-estar e segurança aos moradores.
Por isso, a IoT em condomínio é um assunto necessário para administradoras e síndicos que pretendem inovar em seus serviços.
Nesta matéria, apresentamos como a Internet das Coisas pode tornar os prédios mais inteligentes.
O que é a Internet das Coisas (IoT)?
A Internet das Coisas se refere a todos os objetos conectados e que se comunicam entre si por meio da internet e da tecnologia. O termo IoT é a abreviação em inglês de Internet of Things.
Por meio dessa tecnologia é possível unir o mundo real com o mundo digital a partir de comandos. Atualmente, dispositivos já realizam tarefas seguindo apenas ações enviadas pelo celular ou computador.
Já pensou em como seria interessante desligar ou ligar luzes do condomínio à distância usando apenas a tecnologia?
Saiba que isso é possível. Além disso, a IoT pode contribuir muito no gerenciamento de condomínios e é uma ótima estratégia de uso para administradoras e síndicos.
O que é um produto IoT e como ele funciona?
Um produto IoT é um dispositivo que possui infraestrutura tecnológica para se comunicar com o mundo digital. Carros, televisões, geladeiras, smartphones e outros podem se conectar entre si e realizar ações.
Mas como acontece essa conexão? Por meio da rede. Temos o Wi-Fi, o bluetooth, 4G - agora o 5G - e outras ferramentas que permitem a ligação entre utilidades do mundo físico e facilidades do mundo digital.
O sistema IoT funciona a partir da troca e coleta de dados e informações em tempo real.
Há três tipos de componentes:
1. Dispositivos inteligentes
Já citamos a televisão e o smartphone como dispositivos que podem ser beneficiados pela IoT.
Com essa aplicação é possível transformar câmeras de segurança de condomínios para atuarem de forma inteligente, por exemplo.
A partir do recebimento de recursos tecnológicos é possível coletar dados e transmiti-los para outros dispositivos por meio da IoT.
2. Interface gráfica
A interface gráfica do usuário é uma aplicação usada para gerenciar dispositivos inteligentes e acionar comandos.
3.Aplicação de IoT
É o que interliga a IoT aos dispositivos. É um conjunto de softwares que integra a comunicação de dados recebida pelos aparelhos e toma decisões a partir da Inteligência Artificial (IA).
Onde usamos a IoT?
A IoT faz parte do nosso dia a dia. Está presente no ambiente de trabalho e na nossa casa em pequenos detalhes.
Alguns exemplos são o controle de canais de TV direto pelo celular, a geladeira que emite informações diretamente para o smartphone sobre itens em falta, o smartwatch que avisa sobre os principais compromissos do dia e muito mais.
A IoT é usada em diversas partes da vida humana. Por que não usar essa tecnologia também nos condomínios?
É possível unir gestão e praticidade ao adotar a IoT nos condomínios administrados pela empresa em que você atua.
Como IoT auxilia o gerenciamento de condomínios?
A Internet das Coisas tem contribuído no uso de novas tecnologias pelas administradoras de condomínio. Elas são úteis para trazer melhorias para o empreendimento e conectá-lo com todos os colaboradores.
O uso da Internet das Coisas em condomínios tem algumas vantagens, como:
- praticidade para moradores;
- controle das atividades diárias;
- comunicação em tempo real com o síndico e os colaboradores;
- redução de gastos;
- segurança;
- gerenciamento diferenciado e eficiente.
Além disso, as facilidades podem ser aplicadas em todos os setores do local. Veja os principais usos da IoT em condomínios.
Quais são os principais usos da IoT em condomínios?
A IoT aplicada aos condomínios traz soluções em diversos setores de atuação da administração e do síndico.
As demandas cotidianas são atendidas com rapidez e agilidade. Além disso, os problemas são solucionados e os moradores têm benefícios.
Veja a seguir como a Internet das Coisas pode ser útil para o condomínio.
Consumo de água e gás
A leitura em tempo real dos equipamentos de consumo traz facilidades aos moradores que podem controlar os seus gastos.
Diariamente é possível monitorar os níveis de consumo por meio da tecnologia IoT.
Segurança automatizada
Por meio da tecnologia, é possível analisar todos os espaços do condomínio e se prevenir de movimentações suspeitas.
Câmeras automatizadas por softwares que se comunicam com outros dispositivos, emitem avisos ao síndico e aos moradores sobre qualquer abertura de portões sem autorização.
Sensores de alerta
Os sensores podem ser instalados nas principais superfícies do ambiente e emitir diversos avisos, como: necessidade de limpeza do espaço, vazamentos e a quantidade de água disponível na caixa d’água, por exemplo.
Essa tecnologia facilita a gestão e a solução de problemas.
Chaves de acesso
É possível fornecer aos moradores chaves de acessos para entrar em áreas comuns do condomínio, como: salão de festas, academia, piscina e outras áreas de lazer.
Isso garante maior controle do uso desses espaços e ajuda a administração e o síndico na melhor gestão dos ambientes. Além de reforçar a segurança do condomínio.
Controle da iluminação
É possível automatizar as luzes do condomínio com o uso da tecnologia.
A partir da instalação de sensores, a iluminação pode ser controlada sem a presença da interferência humana.
Através da dimerização, a quantidade de luz emitida pelas lâmpadas podem ser reguladas, diminuindo gastos com energia elétrica.
Irrigação automática
O jardim do ambiente é outro espaço beneficiado pelo uso da IoT em condomínio.
A instalação de sensores no solo identifica e monitora o nível de umidade e emite sinais que ativam a irrigação automática quando for necessária.
Caixa de correio inteligente
A caixa de correio inteligente é um autosserviço de entrega e recebimento de encomendas.
Não é necessário ter um funcionário para receber as mercadorias.
Ao chegar uma encomenda, o morador recebe alertas diretamente no seu celular avisando sobre a entrega.
Além disso, funciona em qualquer horário e dispensa estresses com a caixa de correio tradicional e com o horário comercial da administração do condomínio.
Elevadores inteligentes
Com a IoT em condomínio, é possível transformar a experiência no uso de elevadores. Ao ter sensores instalados no equipamento, é possível prever possíveis falhas de funcionamento e colocar em ação a manutenção preditiva.
Imagine que a empresa responsável pelo elevador do seu condomínio possui sensores instalados no equipamento.
Em um dia comum, os sensores emitem um sinal alertando a necessidade de manutenção, pois as chances do elevador parar de funcionar são grandes.
Desse modo, um técnico é acionado para resolver o problema o quanto antes.
Isso demonstra como a IoT tem uma grande importância na gestão de condomínios.
Saiba mais sobre: Manutenção de elevadores
Como implementar a IoT no condomínio?
É necessário ter uma estrutura de conexão banda larga de alta velocidade.
Para atingir todos os ambientes dos condomínios, a internet deve ser de qualidade.
As redes podem ser a cabo ou via Wi-fi. O importante é que o uso dessa automação tenha um ótimo desempenho e também alcance os moradores, trazendo facilidades para o dia a dia.
Qual é o papel do software em IoT?
Você percebeu como a Internet das Coisas facilita o dia a dia das pessoas, além de ser uma ótima ferramenta para os condomínios.
No entanto, os softwares são importantes para que os dispositivos e os equipamentos troquem dados e se comuniquem de maneira correta.
É a comunicação e a conectividade entre os hardwares e softwares que fazem as coisas se conectarem.
Sem o funcionamento adequado dos programas, a IoT não cumpre o seu papel de interligar as coisas ao mundo digital. Por isso, é importante testar aplicações para validar a eficiência.
Além disso, na gestão de condomínios, os dispositivos devem ser avançados o suficiente para acompanhar o processo tecnológico. Equipamentos ultrapassados não atendem às demandas e devem ser substituídos.
Transforme a experiência de morar em condomínios
Agora você já sabe como a IoT é importante para uma gestão mais inteligente dos condomínios. Mas caso possua outras dúvidas sobre adoção de tecnologias para modernizar os seus condomínios ou perguntas sobre gestão condominial, em geral, pode usar o nosso tira dúvidas.
Conteúdo SíndicoNet.