Aprimore a transparência da gestão
Se comunicar bem com os condôminos é fundamental para o dia-a-dia do síndico. Como dificilmente há tempo para conversar e falar sobre o que está sendo feito no condomínio individualmente, uma forma de fazer isso é elaborar um comunicado com as atividades e serviços feitos no condomínio.
E isso é bastante fácil. Para te ajudar ainda mais, o SíndicoNet criou um modelo de comunicado rápido que você poderá preencher – semanalmente ou mensalmente, de acordo com sua necessidade – e colocar nos quadros de avisos ou, ainda, distribuir para os condôminos. Uma outra opção é enviar aos moradores por e-mail ou publicar através de um blog, por exemplo.
Neste comunicado você poderá abordar diversas questões, como obras em andamento e previstas, problemas mais comuns no dia-a-dia, como presença de animais e barulho excessivo, entre outras questões.
Esse tipo de comunicação funciona como uma prestação de contas informal, que você poderá fazer durante o ano. Isso possibilita até melhorar o relacionamento entre síndicos e condôminos.
- Uma periodicidade constante (semanal, quinzenal ou mensal) é importante para manter o público fiel e também a credibilidade do veículo.
- Por se tratar de um veículo "oficial" do condomínio, é bom não entrar em temas que possam gerar mal-estar entre os moradores, como tomar partido em discussões ou divulgar reclamações de condôminos e advertências e multas aplicadas pelo condomínio.
- Qualquer que seja o tamanho do condomínio e o formato do jornal, este deve usar uma linguagem clara e o menos técnica possível, sendo acessível a todos e também atrativo para a leitura.
A sugestão de comunicado que criamos está dividida em seis partes, mas você não precisa citar todos estes itens sugeridos. Adapte este modelo às suas necessidades! Itens sugeridos: 1 - Obras 2 - Manutenção 3 - Financeiro 4 - Atividades e orientações 5 - Dificuldades 6 - Como colaborar
Veja os exemplos de preenchimento:
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COMUNICADO INTERNO
Rio de Janeiro, _______ de ___________ de 20__
Caro condômino, veja o que nossa administração está fazendo para melhorar o dia-a-dia em nosso condomínio e quais as dificuldades mais comuns que atrapalham a manutenção da ordem e o bem-estar.
Leia e faça sugestões, se necessário.
OBRAS E MELHORIAS ______________________________
Concluída(s) - Terminamos a execução da pintura no estacionamento e portões do condomínio.
Em andamento - Está em fase de conclusão a adaptação da entrada do condomínio às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida. A obra deve estar pronta em um mês.
Prevista(s) - No próximo mês será reformado o hall de entrada do edifício. A obra deverá durar um mês. Serão trocados pisos e espelhos e nova pintura será feita.
MANUTENÇÃO _______________________________
- Interfones: Alguns moradores têm reclamado que o interfone não vem funcionando bem. Já estamos contatanto a empresa de manutenção para verificar o que está ocorrendo.
- Elevadores: Pedimos desculpas pelo transtorno causado na última semana. O elevador social agora está funcionando perfeitamente.
FINANCEIRO _________________________________
Saldo em C/C - Fechamos o mês passado com um saldo em conta corrente de R$ _____,00 Inadimplência - Está estável. Atualmente temos 04 unidades inadimplentes, sendo que duas já foram para o jurídico.
Balancetes - Para maiores detalhes consulte os balancetes mensais disponíveis no boleto ou no site da administradora
ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES __________________
- Coleta seletiva Neste mês estamos com a campanha de incentivo à coleta seletiva. Participe, separe seu lixo e ajude o meio ambiente.
- Portões Quem estiver sem controle remoto, favor solicitar a compra do seu junto à portaria.
DIFICULDADES _______________________________
- Barulho / crianças Estamos recebendo muitas reclamações de barulho excessivo após as 22h, principalmente, de crianças brincando. Converse com seu filho para que todos possam viver em harmonia.
- Animais Todos sabem que é proibida a permanência de animais na área do playground e no hall de entrada. Temos recebido algumas queixas em relação a isso.
- Regulamento interno Lembramos que o parágrafo 5o. do nosso Regulamento Interno não vem sendo seguido por alguns moradores. De acordo com o Regulamento Interno só é permitido entrar na garagem carros de moradores.
COMO COLABORAR ____________________________
Neste item, você pode colocar seu telefone ou ainda criar um e-mail de forma que o condômino possa entrar em contato com você de outras formas, além de pessoalmente. É interessante também que você crie um horário para atendimento pessoal, isso evita que alguém bata em sua porta 23h!
Exemplo: Ajude a fazer do nosso condomínio um lugar agradável de se viver. Participe das assembleias e colabore com as regras de convivência dispostas em nosso regulamento interno. (consulte-o no quadro de avisos)
Como contatar-me: Caso tenha alguma dúvida, crítica, sugestão ou até elogio sobre a administração, favor comunicar-se através do e-mail: ______@_____________.com.br ou através do livro de ocorrências que fica disponível na portaria. Caso queira conversar pessoalmente, estarei disponível todas as 4a.Fs das 08:30 às 10:00 da manhã.
Atenciosamente,
____________________________ Síndico(a) do Condomínio XXXXXXXXXXX
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DOWNLOAD
Para download deste modelo de comunicado, clique aqui
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