Seu Condomínio é Seguro?
Teste elaborado por especialistas em segurança condominial oferece parâmetro para síndicos avaliarem seus empreendimentos e fazerem melhorias. Confira!
Morar em condomínio é a escolha de muitas pessoas que buscam uma moradia mais segura. Mas será que os condomínios são realmente seguros? E o seu?
Pensando nisso, atualizamos o nosso teste de segurança condominial para mensurar o nível de segurança (*) de seu empreendimento.
Ao final do teste, você terá acesso à sua pontuação e ao gabarito com comentários e orientações para cada pergunta, que poderão ser implementados para fortalecer a segurança do seu condomínio. Bom teste!
Início do teste - Seu condomínio é seguro?
Crescimento dos furtos em condomínio
Com o passar dos anos, a segurança condominial obteve grandes avanços. Hoje há ampla oferta de tecnologia e equipamentos, consultorias especializadas que elaboram projetos de segurança, treinamento, desenvolvimento de protocolos de segurança e até iniciativas comunitárias que integram moradores em plataformas de compartilhamento de informação.
No entanto, a criminalidade também se modificou. Se há dez anos o crime que mais assustava os condomínios e com diversas ocorrências eram os arrastões, hoje a modalidade que representa 95% dos crimes em condomínios é o furto, cuja penalidade é quase zero quando praticado por menores de idade - maioria dos casos, diga-se de passagem. Eles se disfarçam bem, driblam a segurança com discrição e até bom comportamento e, com muita técnica, arrombam apartamentos sem ninguém perceber.
Com tantas novidades e mudanças, é primordial que os síndicos avaliem o nível de segurança de seus condomínios e providenciem as atualizações necessárias. Depois de realizar o teste "Seu condomínio é seguro?", acima, consulte, sempre que precisar, o gabarito, seus comentários e dicas, elaborados especialmente para você.
Informações importantes sobre o teste "Seu condomínio é seguro?"
Material de apoio:
- Consulte o nosso Guia de Segurança
Fonte: José Elias de Godoy (consultor de segurança da SUAT)