O seu navegador é muito antigo :-(

Dica: Troque para um navegador moderno para ter uma melhor experiência no SíndicoNet 😉

Saiba mais ×
Fui eleito síndico

Fique de olho na inadimplência

Primeiros passos

06/12/10 10:49 - Atualizado há 8 anos
WhatsApp
LinkedIn
  • Se não for combatida com equilíbrio e firmeza, pode comprometer o orçamento do condomínio.
  • É um dos principais deveres do síndico zelar pela adimplência do condomínio. Portanto, vale ficar atento aos condôminos que não estão em dia com suas obrigações. Um plantão para renegociar a dívida, em um final de semana, por exemplo, pode render bons frutos
  • A multa para pagamentos em atraso é de no máximo 2%, com os juros estipulados pela convenção, até no máximo 1%.
  • Cuidado: não são permitidas outras penalidades aos inadimplentes além da multa e dos juros. É ilegal cortar interfone, fornecimento de água e gás, ou restringir o acesso do condômino às dependências e equipamentos.
  • O que o síndico deve fazer é acompanhar de perto a ação da administradora  com relação aos condôminos inadimplentes. Não deixar passar muito tempo para entrar com ação judicial contra o devedor manda uma mensagem clara para todos os moradores - que o pagamento da taxa deve ser uma prioridade
  • Aconselha-se a não afixar listas dos devedores em áreas comuns do condomínio. Além de não ajudarem na celeridade da cobrança, ainda deixam o condomínio – e o síndico – mais suscetíveis a ações judiciais 
  • Descontos na dívida: nem o síndico nem o conselho têm o poder de fazer acordos com inadimplentes, dispensando do pagamento da multa e dos juros. A aprovação teria de ocorrer por unanimidade do condomínio reunido em assembleia, situação quase improvável. Caso o síndico conceda descontos, pode ter que ressarcir o condomínio com seu próprio dinheiro
  • O protesto de condôminos inadimplentes é uma possibilidade real em muitas cidades. Para que isso aconteça, porém, a medida deve ser aprovada em assembleia. 

Primeiros passos

  • Realizar um levantamento dos inadimplentes.
  • Combater o problema através da aplicação da lei e do bom senso: aplicação rigorosa da multa estipulada na convenção, estabelecimento de um prazo para cobrança amigável, e promoção de cobrança judicial em seguida.

Matérias recomendadas

Web Stories

Ver mais

Newsletter

Captcha obrigatório

Confirmar e-mail

Uma mensagem de confirmação foi enviada para seu e-mail cadastrado. Acesse sua conta de email e clique no botão para validar o acesso.

Esta é uma medida para termos certeza que ninguém está utilizando seu endereço de email sem o seu conhecimento.
Ao informar os seus dados, você confirma que está de acordo com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso do Síndico.
Aviso importante:

O portal SíndicoNet é apenas uma plataforma de aproximação, e não oferece quaisquer garantias, implícitas ou explicitas, sobre os produtos e serviços disponibilizados nesta seção. Assim, o portal SíndicoNet não se responsabiliza, a qualquer título, pelos serviços ou produtos comercializados pelos fornecedores listados nesta seção, sendo sua contratação por conta e risco do usuário, que fica ciente que todos os eventuais danos ou prejuízos, de qualquer natureza, que possam decorrer da contratação/aquisição dos serviços e produtos listados nesta seção são de responsabilidade exclusiva do fornecedor contratado, sem qualquer solidariedade ou subsidiariedade do Portal SíndicoNet.
Para saber mais, acesse nosso Regulamento de Uso.

Não encontrei o que procurava Quero anunciar no SíndicoNet